Artes Marciais
Aikido

Aikido

.

Aikido é uma arte marcial japonesa desenvolvida pelo mestre Morihei Ueshiba(1883-1969), aproximadamente entre os anos de 1930 e 1960, como um compêndio dos seus estudos marciais, filosofia e crenças religiosas. O aikido é, frequentemente, traduzido como "o caminho da unificação (com) da energia da vida",ou "o caminho do espírito harmonioso". O objetivo de Ueshiba Sensei era criar uma arte em que os seus praticantes pudessem defender-se a si próprios a partir do ataque adversário. O cerne desta arte marcial orbita em torno do uso pragmático da energia num combate, no controlo desse fluxo. Os praticantes desta arte respeitosamente chamam seu criador de O-Sensei ("Grande Mestre"), ou "Fundador".
O aikido é exercido através da combinação de movimentos atacantes, redirecionando a força adversária, ao invés de combatê-la diretamente. Isto requer uma reduzida força física, uma vez que o aikidka (praticante de aikido) conduz o impulso atacante dando entrada ao ataque a partir da transformação dos movimentos rivais. As técnicas são complementadas com várias projecções, torções e contusões comuns.
Ueshiba Sensei concebeu o aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, mas, principalmente, baseando-se no estilo da escola vetusta do daito-ryu aiki-jujutsu, com  Sokaku Takeda Sensei, ao qual incorporou técnicas do kenjutsu (técnica da espada) e do jojutsu (técnica do bastão curto). Em 1920, o aikido divergiu-se desse estilo, em parte devido ao envolvimento de Ueshiba Sensei com a religião moto-ky. Noutra mão, a despeito da origem guerreira, o carácter distintivo reside do modo preciso em não se opor ao adversário, mas, antes de mais, envolvê-lo e utilizar de sua própria agressividade e energia. E, conforme o nome da arte sugere, toda sua prática está intimamente relacionada ao conceito de ki, uma energia natural que flui no corpo humano: O aikido extrapola e faz do controle/harmonização do ki a sua mola mestra, isso claro no estudo do princípio do aiki, que tem estado presente nas mais diversas disciplinas orientais, o qual pretende resolver uma deficiência não pelo choque mas pela concórdia. Outro importante atributo desta arte é seu apego ao desenvolvimento espiritual. Isso advindo de um dos mentores de Ueshiba Sensei, o monge Onisaburo Deguchi, líder da seita Oomoto-kyo, no Japão, a quem, depois de um encontro fortuito, passou a seguir e ser protetor pessoal.
Após várias décadas, a unidade da arte marcial manteve-se quase intacta, permanecendo sob a conduta dos seus sucessores naturais, Kisshomaru Ueshiba (1921-1999) e Moriteru Ueshiba (1951). Todavia, isto não impediu que outras entidades surgissem, cada qual com uma proposta e uma obrigação particular sobre a modalidade. Porém, ao praticante realmente comprometido, resta a consciência de sua origem.  Hoje em dia, o aikido pode ser encontrado em todo o mundo em vários estilos, com amplas interpretações. No entanto, todos eles possuem o conhecimento adquirido a partir de Ueshiba Sensei em que a preocupação com o bem-estar do oponente deve ser considerada.

No aikido, assim como em praticamente todas as artes marciais japonesas, o treino é baseado em aspectos físicos e mentais. O treino físico no aikido é diversificado, abrangendo tanto a aptidão e condição física, como preparação e ensaios de técnicas específicas. A maioria dos exercícios técnicos do aikido consistem em projeções e/ou arremessos, onde a aprendizagem de métodos de queda são essenciais ao praticante. As técnicas específicas de ataque incluem tanto golpes de punho como em garra, já as técnicas de defesa consistem em projeções, desvios e torções/contusões das articulações do adversário

No Brasil , o aikido teve seu inicio em São Paulo. Um dos professores que aqui chegou foi Teruo Nakatani, na decada de 60 em São Paulo. Nakatani Sensei foi aluno direto de Ueshiba Sensei no Japão. Estabeleceu ligações em São Paulo, Brasilia e  com Rio de Janeiro. Por motivos profissionais e por uma lesão no joelho, solicitou à Aikikai ( representante oficial do Aikido no mundo) o envio de um substituto ao Brasil. Assim em 01/07/75, chega ao Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro , Ichitami Shikanai, aluno direto de Yasuo Kobayashi, também aluno direto de Ueshiba Sensei.
Shikanai Sensei, nascido em Aomori, província de Aomori, chegava ao Brasil, com a incumbência de manter a tradição da arte marcial.
Permaneceu no Rio de Janeiro ate 1984, quando então mudou para Belo Horizonte, fundando seu próprio dojo, com o nome de Nakatani Dojo. Passou por vários endereços , sendo que hoje esta localizado na Savassi  onde mora , continuando a treinar e dando aulas.
O grupo de aikido do Shikanai Sensei hoje tem representantes nos seguintes estados: Rio deJaneiro, São Paulo, Minas Gerais, Para, Maranhão, Goias e Distrito Federal